sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Eletrobras apresenta Estudo de Inventário do rio Uruguai

Eletrobras apresenta Estudo de Inventário do rio Uruguai
Rio receberá duas usinas, Garabi e Panambi, somando 2200MW
O Estudo de Inventário da bacia hidrográfica do rio Uruguai (foto), no trecho compartilhado entre Brasil e Argentina, será apresentado nesta quinta-feira (25/11) durante reunião técnica na cidade de Santa Rosa, no Rio Grande do Sul. O estudo foi realizado pela Eletrobras em parceria com a Ebisa, estatal argentina de energia elétrica. Participarão da reunião prefeitos e vereadores da região, representantes da sociedade civil local e o diretor de Planejamento e Engenharia da Eletrobras, Valter Luiz Cardeal de Souza.
A análise das estatais apontou dois possíveis aproveitamentos hidrelétricos binacionais que somam 2.200 MW - a usina de Garabi e a Panambi, ambas localizadas no trecho entre o estado do Rio Grande do Sul e a Argentina.
A Ebisa lançará, até o fim do ano, o edital de contratação dos estudos de engenharia e dos estudos ambientais, com o objetivo de aprofundar os projetos e adequá-los técnica, econômica e ambientalmente. O projeto que visava a construção de uma usina binacional com a Argentina teve início em 1980, quando foi assinado um tratado entre os dois países para o estudo do potencial do rio Uruguai e somente recentemente retomado pela Eletrobras.
http://www.jornaldaenergia.com.br/ler_noticia.php?id_noticia=5114&id_tipo=3&id_secao=3&id_pai=2&titulo_info=Eletrobras%20apresenta%20Estudo%20de%20Invent%E1rio%20do%20rio%20Uruguai